sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Rio Que ficou Vermelho.

Na China ocorreu um misterioso fato em 2012, do rio Yangtzé que ficou vermelho do nada.
Ainda não se sabe qual a causa do fenômeno, mas o jornal The Telegraph informou que oficiais ambientais estão considerando a poluição industrial e o lodo possíveis culpados pela cor inusitada.
Uma explicação natural para a água vermelha que pode ser descartada são microorganismos que produzem a chamada “maré vermelha”, conforme explica a professora Emily Stanley, da Universidade do Wisconsin (EUA). Segundo ela, as algas que costumam causar o fenômeno da maré vermelha são de um grupo marinho, e não de água doce.
Entretanto, a água doce pode ficar vermelha por causas biológicas, como o caso de um lago que se tornou vermelho-sangue durante uma seca no Texas no último verão americano, o que levou à circulação de boatos sobre o fim do mundo. Tratava-se da incursão de bactérias que produzem a cor e que se reproduzem mais quando um corpo de água tem menos oxigênio que o normal. Como os rios se movem constantemente, agitando as águas e oxigenando-as, raramente eles chegam à deficiência de oxigênio necessária para que os organismos que causam a cor vermelha se reproduzam.
Uma pista para a solução do mistério pode ser uma ocorrência similar em outro rio chinês, o Jian, que também ficou vermelho no último dezembro, por causa de lixo industrial. Os investigadores descobriram que um complexo industrial estava produzindo ilegalmente corante vermelho para embrulho de fogos de artifício.
Uma última possibilidade pode ser a terra que chega aos rios, resultado de erosão no solo provocada pela chuva. É mais um problema ambiental em uma China que está se industrializando ao máximo, sem a devida preocupação com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário